terça-feira, 9 de junho de 2009

Estudo de caso : Jogo e mediação interfaces de aprendizagens

Justificativa

Este texto faz parte de um projeto de parceria entre a professora de AEE , Elizabet Mariano Ribeiro e o professor de Matemática Rodolfho Rigo. O obejetivo é compreender o processo de raciocínio de uma aluna atendida na Sala Multifuncional, da E.M.E.F. " Benedita Martins de Souza", localizada em Guarapari. O projeto faz parte do trabalho colaborativo da professora juntamente com o professor de Matemática, no sentido de proporcionar à aluna momentos de interações com os jogos on line. A hipótese primária era de que o avanço do raciocínio lógico da aluna poderia melhorar se oferecemos alternativas múltiplas para a abordagem dos conceitos matemáticos. A hipótese secundária seria desenvolver, através de uma nova ferramenta, o enfrentamento das dificuldades apresentados pela aluna no que diz respeito, principalmente das operações fundamentais: adição, subtração, multiplicação e divisão, conceitos básicos para que a aluna vance no seu processo de aprendizagem matemática.
A mediação através do jogo
Jogar é uma atividade que propicia ao ser huamno confrontar seus limites e vontades. Quando se joga é necessário utilizar uma série de relações simultâneas, que devem interferir no processo de pensamento e, consequentemente melhorar o raciocínio lógico. Quando jogamos nos colocamos disponíveis para competir e, competir, pressupõe colocar em alerta os nossos sentidos viso-motores. No caso do jogo on line, isto é uma necessidade porque além das operações motoras e técnicas com o computador teremos que vencer o desafio cognitivo proposto pelo jogo.
Intervenção /Mediação: redes culturais
A mediação durante o jogo tem como fundamento auxiliar o sujeito nos seus desvios cognitivos, ou seja, recolocar de maneira afetiva e objetiva as regras do jogo e as ações para resolver a situação-problema. Para Vigotski, o sujeito com deficiência, segue um caminho peculiar, mas pode chegar aos mesmos objetivos que os outros sujeitos. Assim, mesmo que aja diferença ela não representa desigualdade. A desigualdede na verdade está em tratar todos como iguais, sem levar em conta as particularidades e especificidades de cada um. A aprendizagem nesssa concepção não pode ser compreendida dentro de um padrão. Por ser um processo cultural e social a aprendizagem deve ser compreendida no sentido de promover e fomentar o desenvolvimento humano. Com essa compreensão todo ser humano é capaz de aprender.
Utlizando a ferramenta
O site escolhido para propor a intervenção foi "Só Matemática". Primeiramente foi realizado uma discussão sobre as questões éticas sobre o uso da internet. Depois utilizamos os hipertextos para mostrar como os diferentes links auxiliam a pesquisa de temas pertinentes ao estudo que se deseja realizar. Para a abordagem inicial com o jogo foi escolhido o "Labirinto". As mediações do professor Rodolfho permitiram que a aluna se apropriasse da técnica para utilizar no jogo.
Observação inicial
Foram necessárias utilizar mediações pedagógicas fora do espaço on line, no sentido de retomar alguns conceitos que a aluna ainda não tinha adquirido, como por exemplo, a tabuada. Assim, diante dessa dificuldade ficou proposto que eu faria algumas intervenções futuras, para que no próximo encontro pudessemos continuar com o jogo escolhido.

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