domingo, 7 de junho de 2009

A prática da escrita

Escrever é uma prática que se adquire escrevendo. Isso parece uma observação óbvia, mas na prática requer total despojamento dos nossos medos à crítica. É necessário ter clareza de que ao me expor estou disposta a aceitar que o outro leia e faça interferências às minhas idéias. Por isso, escrever em um blog é ter consciência de que o outro, ou seja, o leitor, sem dúvida tecerá comentários positivos ou negativos às minhas concepções e opiniões políticas, éticas, sem esquecer da crítica aos meus erros gramaticais ou orográficos.
Que bicho então coça as minhas ideias que me fazem desafiar essa lógica? Não seria mais fácil ficar aqui no meu cantinho sem desafiar os prováveis leitores do meu blog?
Sem dúvida que sim, mas o que move o homem não é seu medo, mas sim seus desafios. O movimento de ir ao encontro dos desafios nos tira dá marasmo, da solidão das ideias, do " mundo das cavernas" . Assim, escrevo porque preciso comunicar , trocar experiências profissionais, pensamentos e angústias. Escrevo porque sem as palavras estaríamos acorrentados à solidão, sem perspectivas, sem rumo, como um barco que sem instrumentos de comunicação está à deriva tão próximo da costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário