sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Para que serve o planejamento

Para início de conversa poderia afirmar que nós, professores, somos avessos ao planejamento. Em parte porque o que se planeja está distanciado da realidade dos alunos a tal ponto que inserimos conteúdos sem significação para a vida dos educandos.

O planejamento só dará certo quando partir daquilo que o aluno já conhece e não de um enunciado de conteúdos listados como essenciais, mas que nada mais são do que repetições anteriores. Então, para não sair mal na foto enchemos os cadernos de atividades, de "continhas". Insistimos em passar matéria no quadro, como se isso influi-se na aprendizagem dos alunos. Como diria alguns pensadores aprender tem a ver com oportunidade, valorização e, sobretudo com motivação.
Para início de conversa poderia afirmar que nós, professores, somos avessos ao planejamento. Em parte porque o que se planeja está distanciado da realidade dos alunos a tal ponto que inserimos conteúdos sem significação para a vida dos educandos.

O planejamento só dará certo quando partir daquilo que o aluno já conhece e não de um enunciado de conteúdos listados como essenciais, mas que nada mais são do que repetições anteriores. Então, para não sair mal na foto enchemos os cadernos de atividades, de "continhas". Insistimos em passar matéria no quadro, como se isso influi-se na aprendizagem dos alunos. Como diria alguns pensadores aprender tem a ver com oportunidade, valorização e, sobretudo com motivação.

Como a escola não está preocupada com os três itens citados, nós professores reproduzimos, ano após ano, o mesmo discurso, embora com capas lindas. Também com tantas opções ... enfeitamos por fora o velho recheio.

Nesta luta selvagem entre ensinar e aprender vamos repetindo as mesmas foôrmulas arcaicas e constrangedoras em sala de aula.

Admitir a luta inglória nesta página é pensar que estamos envoltos em uma couraça de autoritarismo, que nós deixa protegidos e nos leva a acreditar que somos agente de alguma coisa. Na verdade estamos nos transformando em coisas!

Fazemos isto porque coisas são mais fáceis de serem manuseadas, detalhadas, se não servirem mais, descartamos. E, se os alunos não aprenderam, melhor será culpabilizá-los pelo fracasso. A escola se isenta e os professores são alçados a uma nova categoria profissional - Desvalorizados sociais.
Como a escola não está preocupada com os três itens citados, nós professores reproduzimos, ano após ano, o mesmo discurso, embora com capas lindas. Também com tantas opções ... enfeitamos por fora o velho recheio.

Nesta luta selvagem entre ensinar e aprender vamos repetindo as mesmas foôrmulas arcaicas e constrangedoras em sala de aula.

Admitir a luta inglória nesta página é pensar que estamos envoltos em uma couraça de autoritarismo, que nós deixa protegidos e nos leva a acreditar que somos agente de alguma coisa. Na verdade estamos nos transformando em coisas!

Fazemos isto porque coisas são mais fáceis de serem manuseadas, detalhadas, se não servirem mais, descartamos. E, se os alunos não aprenderam, melhor será culpabilizá-los pelo fracasso. A escola se isenta e os professores são alçados a uma nova categoria profissional - Desvalorizados sociais.

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